PROGRAMAS PARA O ENSINO BÁSICO

A elevada carga programática, associada aos níveis de exigência das sociedades atuais e aos aspetos evolutivos dos processos cognitivos, tem um impacto estrutural nos processos pedagógicos. Sobretudo ao nível dos apoios escolares, torna-se fundamental uma abordagem de elevada personalização e especificidade no processo de ensino/aprendizagem.

Após contato com os conteúdos em sala de aula, é possível identificar objetivamente as dificuldades reais de cada aluno. Nesta fase é pois essencial ativar processos e estratégias que contemplem essas dificuldades individuais. Nesse sentido a Akademia possui programas únicos que privilegiam uma abordagem individual e que diferenciam positivamente os conhecimentos que cada aluno tem de cada meta curricular.


Um programa diferenciado

01


ENTREVISTA AOS PAIS

Elaborada por especialistas do Instituto de Neuroeducação, pretende dar a conhecer o percurso escolar, o contexto social, emocional e comportamental de cada criança.

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

02


TESTE DE DIAGNÓSTICO

Permite aferir o conhecimento de cada aluno sobre as metas curriculares anteriores relativamente a disciplinas fundamentais. Possibilita uma focalização muito objetiva nos pontos mais fracos e, desse modo, um desenho de estratégias mais consistentes.

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

03


RELATÓRIO INDIVIDUAL

Através da informação fornecida pelos instrumentos dos dois pontos anteriores são elaboradas um conjunto estratégias pedagógico-didáticas, assentes num conhecimento mais sólido do aluno. Este relatório é o ponto de partida de uma abordagem personalizada mas dinâmica.

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

04


PLANO INDIVIDUAL DO ALUNO

Partindo do Relatório Individual este plano incorpora, em tempo real, toda a informação gerada sobre o aluno – TPCs, testes escolares, dificuldades evidenciadas, desempenho emocional e comportamental, etc. É, por isso, um instrumento dinâmico, em que as estratégias individuais são permanentemente adaptadas de acordo com essa informação gerada, permitindo uma atuação assertiva e individual.


Os programas incluem:


  • PLANO INDIVIDUAL DO ALUNO

    Após a realização de entrevista e testes de diagnóstico é desenvolvido um plano de estudo individual.


    APOIO EM SALA

    Com suporte permanente de uma professora da área Científica e uma da área de Humanidades.


    EXPLICAÇÕES DE COMPLEMENTARIDADE

    De acordo com necessidades seletivas a definir pelas respetivas professoras são organizadas em grupos de estudo até 5 alunos.


  • APOIO AOS SÁBADOS

    Recurso seletivo prestado através de Apoio em Grupo Variável ou através de Explicações de Complementaridade.


    PREPARAÇÃO PARA EXAME

    Nos anos letivos em que se realizam exames é efetuada uma preparação específica e especializada para os mesmos.


  • ACOMPANHAMENTO EM ESCOLA

    Em situações de complexidade técnica, os pais poderão solicitar apoio especializado para reuniões com professores ou diretores de turma.